terça-feira, 29 de novembro de 2016

Após realizar uma atividade de Ampliação, o próximo passo foi realizar uma atividade de Aprofundamento. Certamente a escola é lugar de aprofundar-se, conhecer com mais profundidade questões e reflexões sobre os vários saberes possíveis.

No caso de uma luta pouco conhecida e praticada, como o Judô, não seria a própria  experiência prática uma atividade de aprofundamento também?

Buscamos  centrar em dois pontos: 1) a faixa e suas graduações e 2) no aspecto espiritual e de concentração. 



Para quem participou, ao vivenciar a mini aula de Judô na última aula, que aspectos mais lhe chamaram atenção e o que você considera que aprendeu?

Se você não participou, qual a importância de certa espiritualidade e concentração no Judô?

7 comentários:

  1. 147777 Renan Oliveira
    Muito boa a prática do grupo de vocês. Nunca tive uma vivência do judô, assim ao saber mais sobre as faixas, os nomes, os cumprimentos e o modo de se comportar, pude sim me aprofundar na modalidade, os aspectos que mais me chamaram atençao, portanto, foram os comportamentos e nomes utilizados no judô

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho amigos que praticam judô, já fui em competições e já assisti na televisão, mas não fazia ideia de que a meditação era algo que fazia parte dessa luta. Foi muito interessante vivenciar isso em sala, mesmo que por pouco tempo, apenas para podermos ter um contato com a modalidade.

    Também achei interessante a questão dos Senpai e Kohai. Não sabia que acontecia aquela questão de os mais veteranos irem atrás dos mais novatos, sendo sempre por iniciativa deles, para procurar com quem treinar no momento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. 118211
    Pratiquei Karate durantes muitos anos da minha vida, principalmente em boa parte da infancia, e vejo aqui muitas semelhanças entre as práticas, dentre elas as faixas e suas graduaçoes, o "kimono" e o respeito à todos, principalmente aos mais velhos (de faixa e de idade). O Judo, assim como outras Artes Marciais trazem um estilo de vida atrelado, cada qual com uma conduta distinta. Independente da arte marcial, todas buscam fortalecer o espírito, o corpo e a mente, com muita filosofia, bom senso e disciplina envolvidos, por isso acredito ser indispensável certa espiritualidade e concentraçao para a prática!

    ResponderExcluir
  5. 119124
    Mesmo com poucas vivências no judô já é possível identificar e conhecer aspectos que foram apresentados na aula. Porém, com experiência própria, nunca tive o gatilho de curiosidade que a aula de vocês proporcionou. Penso que da maneira que vocês apresentaram, o conhecimento principalmente sobre espiritualidade envolvida e sobre respeito nessa modalidade foi bem aprofundado e, como em mim, um gatilho de curiosidade foi disparado.

    ResponderExcluir
  6. 154471
    As únicas experiências que tive no Judô foram na aula de Lutas e na que vocês deram.
    Quanto à relação de senpai e kohai, creio ser da cultura japonesa e, em diversos locais dessa sociedade, isso pode ser observado.
    Também sei que muitas atividades do oriente prezam a espiritualidade e concentração, mas nunca tinha experimentado fazer esse tipo de prática, o que foi muito interessante.
    Por fim, cada uma dessas atividades poderiam ser de aprofundamento e poderiam ser trabalhadas com mais profundidade e separadamente.

    ResponderExcluir
  7. 136506-

    Bem legal a prática proposta por vocês. Algo que chamou bastante minha atenção foi a questão da hierarquia existente, onde sempre o judoca mais experiente é que deve convidar o menos graduado para realizar as atividades. Aprendi as denominações utilizadas (senpai e kohai).

    ResponderExcluir