E como é para você viver em sociedade? Você se sente
inserido na mesma? Tem o seu grupo? A sua cultura? As suas preferências?
A verdade é que mesmo pertencendo a diferentes grupos
culturais, nos vivemos como um todo, ou seja, estamos inseridos em um grande
meio aonde cada um encontra o seu significado. Nossas atitudes estão
relacionadas com o que faz sentido para nós. O importante é nos sentirmos bem
no meio em que escolhemos.
De acordo com José Guilherme Cantor Magnani em seu artigo
“Os circuitos dos jovens urbanos”, podemos realizar algumas definições em
relação a sociedade.
- Pedaço: espaço intermediário entre o privado( a casa) e o público, onde se desenvolve uma sociabilidade básica.
- Mancha: áreas dotadas de equipamentos que marcam seus limites e viabilizam uma atividade ou prática dominante.
- Trajeto: Ambientes frequentados antes de chegar em seu ponto final. Extensão da mancha. Locais que são frequentados de forma secundária.
O que podemos concluir a partir da sua referência é que
todos esses aspectos em conjunto formam a sociedade e essa é denominada pelo
mesmo como um “Circuito”, aonde diferentes pessoas, crenças e culturais formam
um grande sistema.
Abaixo, segue a caracterização de Pedaço, Mancha e Trajeto de
4 alunos da Universidade de Educação Física da Unicamp:
119258
ResponderExcluirAchei interessante como o grupo trabalhou a disposição do mapa. Conseguiram colocar todos os integrantes na mesma imagem, e ficou bom pois da pra ter uma noção boa do grupo. É interessante notar que há boas diferenças dos espaços e como a própria FEF possui significado simbólico divergentes. O grupo já se conhece a algum tempo?
Gostei bastante da forma que o grupo fez a chama do tema no blog, por meio de questões que muitas vezes não paramos para pensar. Muitas vezes não sentimos inserido na sociedade onde vivemos, tal sociedade não acolhe a todos da maneira como cada um é. Vivemos numa enorme mancha composta por diversos pedaços, que selecionam as pessoas, por vezes de forma cruel. Por exemplo uma igreja onde as mulheres precisam utilizar trajes específicos de acordo com suas ideologias, se alguém vestido de trajes diferentes dos membros desta comunidade entrar na igreja, é certo que todos irão olhar, com um olhar de julgamento. Respondo a primeira pergunta do post deste blog: Viver em sociedade não é fácil, ser você mesmo não é fácil, por vezes deixamos de ser nós mesmo para sobreviver.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir156022 - Gostei bastante da representação do mapa e principalmente das colocações de inserção na sociedade, por serem questões bem individuais e ocultas no todo que vivemos! Eu muitas vezes não concordo com muitas coisas e me sinto até "fora" da sociedade rs, mas acredito que não seja uma sensação apenas pessoal, se todos pararem para pensar com certeza em certas situações nos sentimos assim, afinal nem tudo faz parte do que nos agrada e do que concordamos...
ResponderExcluir154471
ResponderExcluirBem interessante o modo como o grupo concebeu a postagem. Ao começar indagando aos leitores sobre como ocorre sua inserção na sociedade e, depois, mostrando que a cultura nos molda e diz quem somos / a que grupo pertencemos. Além de incorporar os conceitos de Magnani para relações da sociedade com o meio.
Por fim, isso não é imutável, pois, da mesma maneira que a sociedade nos transforma, nós também a transformamos, por meio das diversas interações que ocorrem no nosso cotidiano.
Com o que o grupo expôs e uma reflexão sobre a temática fica a indagação do quanto a cultura influência nos gostos das sociedades, desde o grupo em que o sujeito escolhe para participar ou não tendo maior relação de identificação do sujeito com determinadas práticas, isso limita um pouco novas perspectivas do sujeito a outras culturas juvenis, pois,apesar de saber que essas "tribos" são abertas o que é positivo a sociedade ainda não sabe lidar com essas adversidades. Cabendo nós profissionais da educação desmistificar o que é tido como não normativo
ResponderExcluir