quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Educação Física na área de Linguagem

Em um dos documentos mais recentes da Educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física localiza-se na área de Códigos e Linguagens. Essa qualificação, embora muito celebrada por alguns grupos, encontra tensões na sua epistemologia, prática e metodologia.   
O que seria então Linguagem? Uma prática política e cultural de negociação de significados. O termo negociação nos leva  a crer que os sentidos das coisas não são permanentes e inalteráveis. Pelo contrário, são constantemente repensados por diferentes grupos sociais, embora alguns sejam mais arbitrários que outros.  É graças a um sistema de representações que nós conseguimos dá sentido as coisas que vemos, interpretando os códigos.
E por que a linguagem afetaria a EF? Porque se assumimos que a disciplina está nesta área de conhecimento, devem ser essas as nossas preocupações. Ao olhar certo gestos esportivos o que estará em jogo não é só a eficiência do gesto enquanto técnica , isto é, seu código cinéticos. Além dele, os códigos biológicos, sociais e culturais devem também atravessar as práticas corporais.




Nesta imagem, por exemplo, que códigos vocês identificariam? 





2 comentários:

  1. 187388
    O interessante de se observar é que um dos significados que a EF passa e que é o mais discutido é o de que é um momento apenas de lazer, diversão e que não há necessidade de estudá-la. Muitas vezes ao entrar na FEF, fui surpreendida com comentários como: "Você vai fazer EF? Pra que? Pra ficar jogando o dia inteiro?" ou até comentarios que diziam que eu era inteligente demais pra gastar em EF.
    Agora retomo uma pergunta: Desde quando esse significado é atribuído à EF (tanto que até eu acreditava neles a pouco tempo atras) e por que ninguem faz nada pra mudar? Essa mudança que o governo articulou só reforçou ainda mais esse significado, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. 147777
    Este texto é bem interessante e o ponto que vocês abordam traz uma reflexão boa acerca do tema. Na EF nós dividimos muito em duas áreas, humanas e biológicas, e o que o texto traz de certa forma, é mostrar que precisamos analisar um jogo, por exemplo, não apenas por um aspecto, seja ele biológico ou outro, mas sim, devemos juntar ambas as áreas e buscar olhar o individuo como um ser que em um jogo deve-se levar em conta a questão física, cinestésica, mas também é importante ver a questão social e cultural por trás do individuo.

    ResponderExcluir